POLYPTERUS DELHEZI
Nome Popular: Polypterus
Nome Científico: Polypterus
Família: Polypteridae
Origem: África / Congo
Sociabilidade: Sozinho / Casal
pH: 6.2 a 7.4
Temperatura: 24 a 30ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 20 anos
Manutenção: Facil
Os peixes do gênero Polypterus, conhecidos como polipterídeos ou bichirs, são peixes primitivos e carnívoros, com um comportamento interessante e adaptado aos seus hábitos de caça.
Alimentação: Ofereça uma variedade de alimentos congelados ricos em proteínas, como camarão, mexilhões, filés de peixe (cortados em pedaços pequenos, como filé de tilápia) e lulas. Minhocas, vermes, camarões fantasma e grilos são opções de alimentos vivos que ativam o instinto de caça dos polipterídeos.Podem ocasionalmente comer rações em flocos ou wafers de algas destinados a outros peixes, especialmente se a ração afundar.
Comportamento: Apesar de sua aparência predatória, os polipterídeos geralmente são pacíficos com peixes de tamanho similar. Eles não costumam perseguir ativamente outros peixes, mas qualquer peixe que caiba em sua boca pode se tornar uma presa.Embora não sejam intensamente territorialistas, alguns indivíduos podem mostrar agressividade em relação a outros polipterídeos da mesma espécie, especialmente se o espaço no aquário for limitado. Garantir que haja espaço e esconderijos suficientes ajuda a minimizar o problema.São predadores de emboscada, que se movem de forma lenta e furtiva, usando sua visão ruim e um olfato apurado para localizar a comida no fundo do aquário. Quando a presa é identificada, eles atacam rapidamente com um movimento de sucção.
Dimorfismo sexual: O dimorfismo sexual nos peixes do gênero Polypterus é notável em indivíduos maduros, principalmente através das diferenças em suas nadadeiras anal e dorsal. No entanto, essas características não são evidentes em juvenis, o que torna a identificação do sexo mais difícil em exemplares jovens. Machos Possuem a nadadeira anal mais larga, mais espessa e musculosa. Durante a época de reprodução, a nadadeira anal do macho incha e forma um formato de "concha", que é usado para fertilizar os ovos da fêmea.Fêmeas Têm a nadadeira anal mais estreita, fina e pontuda.
Reprodução: Durante o período de reprodução, o macho persegue e esfrega a fêmea. A fêmea, então, coloca os ovos, que são fertilizados pelo macho quando ele "abraça" a área genital dela com sua nadadeira anal.Os ovos fertilizados são dispersos e os alevinos nascem com brânquias externas, que desaparecem à medida que se desenvolvem. Os pais podem comer os ovos e os filhotes, sendo necessário separá-los para garantir a sobrevivência da prole.
Tamanho mínimo do aquário: 100 litros para reprodução, acima de 250 litros para comunitários. Por serem de porte grande e cardume, o aquário deve possuir bastante espaço para nadarem, portanto, de preferência sempre aquários com no mínimo 1 metro de frente.
Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para apenas um peixe ou no máximo um casal, a partir de 300 litros para comunitários.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas.
PEIXES COMPATÍVEIS:
1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:
- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.
2. Se verificar na descrição acima que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:
- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;
- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;
- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;
3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:
- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), nós indicamos o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.
Atendimento Endereço: Rua Levi Eshkol 42F -Cidade Nitro Operária CEP: 08010-470 Central de atendimento - De Segunda a Sexta-Feira das 10:30 as 18:00 - Sábado das 10:30 as 18:00 - Domingos e feriados 10:30 as 15:00 Contato para Garantia : - garantia_oceanmpk.k@gmail.com Contato: (11) 96322-1161 - Claro (11) 97852-9719 - Claro
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade