Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

PIRARUCU

Nome popular:  Pirarucu

Nome científico : Arapaima gigas

Família: Osteoglossidae

Origem: America do Sul,Bacia Amazônica

Sociabilidade: Cardume

pH: 6.0 a 6.5

Temperatura: 26 a 29ºC

Dureza da água: indiferente

Expectativa de vida: Cerca de 15 a 20 anos.

Manutenção: Difícil

Tamanho: pode alcançar até 3mt e 200Kg.

 

Alimentação: Carnívoro. O Pirarucu é um predador que se alimenta principalmente de outros peixes. Ele também come quaisquer outros animais ou pássaros que estiverem por perto.

A espécie é conhecida por pular para fora da água para pegar pequenos pássaros dos galhos baixos das árvores. Em cativeiro, ele pode ser alimentado com peixes pequenos, alimentos proteicos picados, crustáceos, rações em pellets, bem como krill e plâncton.

Comportamento: O Pirarucu é considerado um peixe dócil, mas pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Ele é conhecido por atacar humanos que se aproximam demais e até mesmo quebra o vidro de aquários com sua força.

Dimorfismo sexual:  Macho Apresentam uma faixa laranja ou avermelhada mais intensa na região abdominal e nas escamas, que pode se estender até a cabeça. Fêmeas A faixa alaranjada também está presente, mas tende a ser menos intensa e não se prolonga até a cabeça. Estudos indicam que a fêmea pode ter uma cor mais vibrante na cauda.

Reprodução: O Pirarucu não apresenta dimorfismo sexual externo, salvo quando em época de reprodução, que apresenta diferenças na coloração de suas escamas.

Durante os períodos de reprodução, os machos ficam mais coloridos do que as fêmeas e ficam com a cabeça excepcionalmente escura.

Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para apenas um peixe ou no máximo um casal, a partir de 300 litros para comunitários.Obs: Em caso Adulto o Pirarucu precisa de muito espaço para nadar. O aquário recomendado para um único exemplar da espécie precisa ter no mínimo 3.785 litros. Por isso, caso você esteja pensando em manter um exemplar desse peixe em casa, esteja preparado para investir pesado.

 

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas.

PEIXES COMPATÍVEIS:

1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:

- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.

 2.  Se verificar na descrição acima que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:

- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;

- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;

- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;

3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:

- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), nós indicamos o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.

Produtos relacionados

Sobre a loja

Atendimento Endereço: Rua Levi Eshkol 42F -Cidade Nitro Operária CEP: 08010-470 Central de atendimento - De Segunda a Sexta-Feira das 10:30 as 18:00 - Sábado das 10:30 as 18:00 - Domingos e feriados 10:30 as 15:00 Contato para Garantia : - garantia_oceanmpk.k@gmail.com Contato: (11) 96322-1161 - Claro (11) 97852-9719 - Claro

Social
Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

FRANCISCO CARLOS CAVALCANTE VIANA 15346561897 - CNPJ: 39.464.559/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2026

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade