_______________________________________________________________________________
KINGUIO COMUM
Nome Popular: Kinguio, Kingyo, Goldfish, Peixe Japonês.
Nome Científico: Carassius auratus, Linnaeus, 1758
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia
Sociabilidade: Grupos
pH: 7.0 a 7.6
Temperatura: 18 a 24ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 10 a 20 anos, já houve registro de um exemplar de 45 anos!
Manutenção: Média
Tamanho adulto: Aproximadamente 20 a 30 cm
Quantidade por litro: um kinguio* para cada 50 litros de água
Alimentação: Onívora com tendência ao herbivorismo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta (spirulina), além da ração específica para a espécie. Não são raros os casos de problemas na vesícula gasosa (antigamente chamada de bexiga natatória) em exemplares desta espécie, portanto o cuidado com a alimentação deve ser redobrado.
Comportamento: São calmos e vivem em grupos.
Reprodução: Ovíparo, a fêmea libera seus ovos na água - próximo à superfície - e o macho nada em volta fertilizando-os, estes ovos são aderentes eé recomendado o uso de plantas flutuantes no lago para que eles se fixem em suas raízes e o risco de virarem alimento dos adultos diminua, pelo menos até que sejam separados. Os ovos eclodem em algumas horas e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 200 litros, para um pequeno grupo.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas.
PEIXES COMPATÍVEIS:
1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:
- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.
2. Se verificar na descrição acima que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:
- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;
- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;
- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;
3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:
- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), nós indicamos o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.
Atendimento Endereço: Rua Levi Eshkol 42F -Cidade Nitro Operária CEP: 08010-470 Central de atendimento - De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 as 17:00 - Sábado das 8:00 as 14:00 Contato para Garantia : - garantia_oceanmpk.k@gmail.com Contato: (11) 96322-1161 - Claro (11) 97852-9719 - Claro
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade