Acará Severum Gold
Classe: Actinopterygii • Ordem: Perciformes • Família: Cichlidae
Nome binomial: Heros efasciatus (Heckel, 1840)
Sinônimos: Cichlasoma severum perpunctatum, Uarus centrarchoides, Chromys fasciata, Heros appendiculatus, Chromys appendiculata
Nomes comum
Inglês: Severum, Gold Severum
PH: acido
Temperatura: 27ºC
KH e GH: mole
Origem: America do Sul
Tamanho máximo: 20 cm
Dificuldade: média
Agressividade: pacifico (territorialista)
Habitat: América do Sul, bacia do rio Amazonas; afluentes dos rios Ucayali e Amazonas, no Peru, e rio Solimões e Amazonas no Brasil.
Países: Brasil, Guiana Francesa (questionável) e Peru.
Alimentação
Onívoro, plantas, frutas, peixes e invertebrados aquáticos e terrestres. Em cativeiro aceitam alimentos secos e vivos, mas deve-se ministrar alimentos vegetais (rações, ervilhas, espinafre, spirulina) regularmente.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Maturidade sexual ocorre em 12 meses. Estabelece ovos em plantas e raízes; estes peixes podem ser difícil formar casal e uma vez formado qualquer alteração no ambiente poderá desfazer esta ligação; fêmea desovará em alguma superfície plana (tronco, pedra) onde os ovos serão fertilizados no mesmo instante pelo macho; pais cuidam da progênie, cuidado parental pode durar até seis semanas.
Machos maiores e com coloração mais intensa, apresentam marcações em ossos operculares e nadadeiras maiores e pontiagudas.
Outras informações: Este híbrido surgiu do cruzamento entre Amphilophus citrinellus e Paraneetroplus synspilus, nos anos 80, em Taiwan. Existem algumas variedades de cor – inclusive exemplares tingidos – e até mesmo uma que não possui nadadeira caudal e o corpo lembra o formato de um coração.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
PEIXES COMPATÍVEIS:
1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:
- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.
2. Se verificar na descrição acima que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:
- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;
- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;
- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;
3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:
- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), nós indicamos o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.
Atendimento Endereço: Rua Levi Eshkol 42F -Cidade Nitro Operária CEP: 08010-470 Central de atendimento - De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 as 17:00 - Sábado das 8:00 as 14:00 Contato para Garantia : - garantia_oceanmpk.k@gmail.com Contato: (11) 96322-1161 - Claro (11) 99619-6062 - Vivo
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade