CASCUDO TIGRE L15 4 A 6cm

Código: 140098 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

 

CASCUDO TIGRE 

Nome popular: Cascudo Tigre

Família: Loricariidae

Origem: América do Sul / Rio Xingú

Sociabilidade: Sozinho, casal

pH: 5.6 a 7.0

Dureza da água: mole a média

Temperatura: 24ºC a 28ºC

Expectativa de vida: Cerca de 12 anos

Manutenção: Fácil

Tamanho adulto: Aproximadamente 10cm

Cascudo Tigre, ou L15, é a espécie Peckoltia vittata, originária da bacia do Rio Xingu, no Brasil. É um peixe de fundo que chama a tenção por seu padrão de listras,semelhante a um Tigre.

Alimentação: É um peixe onívoro, que se alimenta tanto de proteína quanto de matéria vegetal. Alimentos adequados incluem rações para plecos, algas, vegetais e madeira. O tronco de madeira no aquário é importante para a digestão e o bem-estar do peixe e rações para peixes carnívoros, pastilhas de fundo.

Dimorfismo sexual: O macho é geralmente mais esguio e tem um formato mais retilíneo.adultos desenvolvem odontódeos (pequenos espinhos semelhantes a pelos) mais longos e numerosos nas nadadeiras peitorais, no corpo e no focinho. Essa característica é mais notável durante a época de acasalamento.As fêmeas possuem odontódeos menores e menos desenvolvidos.O corpo da fêmea tende a ser mais robusto e arredondado, principalmente na região do abdômen, quando está em idade reprodutiva.

Comportamento: Geralmente pacífico, mas pode ser territorial com outros peixes da mesma família, especialmente com outros machos. É mais ativo durante a noite, buscando comida no fundo do aquário.

Reprodução:  O macho ocupa uma toca e a fêmea, após ser condicionada, visita o macho dentro da toca para depositar os ovos.O macho guarda e areja os ovos até a eclosão, que costuma ocorrer entre 6 e 7 dias, dependendo da temperatura.Após a eclosão, os filhotes se alimentam do saco vitelínico por cerca de 10 a 12 dias. Depois de absorver o saco vitelínico, eles podem ser transferidos para uma maternidade com água do aquário principal e alimentação adequada. 

Tamanho mínimo do aquário: 100 litros para reprodução, acima de 250 litros para comunitários. Por serem de porte grande e cardume, o aquário deve possuir bastante espaço para nadarem, portanto, de preferência sempre aquários com no mínimo 1 metro de frente.

Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para apenas um peixe ou no máximo um casal, a partir de 300 litros para comunitários.

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas.

PEIXES COMPATÍVEIS:

1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:

- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.

 2.  Se verificar na descrição acima que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:

- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;

- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;

- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;

3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:

- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), nós indicamos o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.

 

Produtos relacionados

Sobre a loja

Atendimento Endereço: Rua Levi Eshkol 42F -Cidade Nitro Operária CEP: 08010-470 Central de atendimento - De Segunda a Sexta-Feira das 9:00 as 17:00 - Sábado das 8:00 as 14:00 Contato para Garantia : - garantia_oceanmpk.k@gmail.com Contato: (11) 96322-1161 - Claro (11) 97852-9719 - Claro

Social
Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

FRANCISCO CARLOS CAVALCANTE VIANA 15346561897 - CNPJ: 39.464.559/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade